Neste tutorial vamos falar dos motivos de ocorrer a rejeição Rejeição 656: Consumo indevido e como resolver de forma rápida e fácil.
O que causa o erro de rejeição por Consumo Indevido? #
O erro de rejeição por Consumo Indevido é relativamente comum, e acontece quando o sistema da SEFAZ detecta uma sobrecarga de requisições de um mesmo pedido, de forma repetitiva.
Ou seja, quando transmitimos diversas vezes seguidas a mesma nota a SEFAZ aplica uma penalidade de suspensão temporária
O erro pode ser gerado por diversos motivos, os mais comuns são:
- Consulta de uma nota fiscal em looping;
- O ERP estar com um bug enviando o mesmo lote de notas inúmeras vezes;
- Problemas com o certificado digital ou gerado pelo próprio serviço web;
- Sistema travado fazendo a mesma requisição de cancelamento de NF sucessivas vezes;
- Consumo exagerado do Web Service, devido a aplicação estar em looping.
Quais são as consequências do Consumo Indevido?
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A principal consequência da ativação do status de Consumo Indevido em uma empresa, é o bloqueio temporário de qualquer solicitação sua para o sistema da receita. Em outras palavras, um negócio nessa situação estará incapaz de emitir qualquer documento fiscal momentaneamente, ou até mesmo consultar notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ.
A duração das penalidades pode variar conforme o tipo de infração e a reincidência dela:
- Quando forem registrados os motivos da rejeição, o emitente ficará impedido de fazer suas requisições durante 60 minutos, recebendo o retorno de “Rejeição 656” durante esse período.
- Caso o emitente faça uma nova tentativa, repetindo o motivo de sua suspensão, o período de 60 minutos de penalidade será reiniciado.
- Se o emitente for reincidente mais de 50 vezes nas suspensões de 60 minutos de forma consecutiva, a receita poderá bloquear de forma permanente o IP ou o CNPJ. Essa suspensão só poderá ser solucionada se a empresa entrar em contato com a SEFAZ, prestando as devidas explicações sobre o incidente.
Como impedir a rejeição Rejeição 656? #
Verifique todos os campos da sua nota antes de realizar um novo envio, campos como:
- Informação adicional de interesse do DESTINATÁRIO
- Informação adicional de interesse do FISCO
- Chave de Devolução
- Natureza de Operação
- CFOP dentro do produto
- Regime
- Situação tributária
- Aba “Cobranças”
- Cadastro do cliente
Pronto! Essa será a maneira de arrumar este erro.
Ainda com dúvidas? Nos contate através do chat.
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