A ISO/IEC 17025 é um conjunto de normas técnicas internacionais, que definem os fundamentos da implementação do sistema de gestão de qualidade no laboratório de ensaio e calibração.
Um dos tópicos que a norma aborda é o Requisitos de recursos – Pessoal (6.2), até porque o que compõe o laboratório, a empresa, são as pessoas que trabalham nesse ambiente.
Mas o que é abordado sobre o pessoal?
Todo o pessoal, interno/externo, que tem influência sobre as atividades do laboratório, devem:
– Agir com imparcialidade;
– Ser competente (ter formação, experiência, qualificação para exercer aquela função);
– Trabalhar de acordo com o sistema de gestão.
Além dos itens citados acima, deve-se documentar os requisitos de competência para cada cargo que possa influenciar os resultados do laboratório.
Dessa forma, o laboratório se assegura que está cumprindo a norma e que está conciliando o colaborador para o cargo correto, evitando desvios, não conformidades e qualquer outro contratempo que isso pode gerar.
Com o SIVS, fica mais fácil esse gerenciamento de pessoal. No módulo da qualidade, é inserido informações de requisitos de competência para o cargo, formação, experiência, qualificação, conhecimento técnico, habilidades e treinamento. Além de documentar, essa funcionalidade ajuda a controlar os registros e identificar se é necessário realizar uma reciclagem em algum tópico específico que pode vir a impactar o laboratório.
Cada funcionalidade do sistema aparece conforme as permissões que são concedidas aos usuários, por exemplo: é possível que o técnico consiga realizar o registro de medição de um equipamento, mas que não tenha acesso a matriz de cálculo e/ou assinatura do certificado, deixando isso para o responsável do laboratório.
Dessa maneira, o SIVS garante que os usuários tenham acesso somente ao que é necessário para realizar o trabalho e fornece para o gerente mais assertividade na supervisão de tarefas. Além disso, o sistema fornece relatórios e indicadores que vão auxiliar no crescimento da empresa e dos colaboradores.