O que é um certificado digital?

O que é um certificado digital? #

O Certificado Digital funciona como uma identidade, tanto de pessoas quanto de empresas, mas de forma digital, como o próprio nome indica. A grande vantagem é que isso dá validade jurídica para tudo o que é feito por meio dele.

Cada vez que o Certificado Digital é usado, uma assinatura digital é gerada.

Ou seja, isso significa que ele pode servir para autenticar e assinar documentos, algo fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje!

Para usar da maneira correta, é importante conhecer os tipos de Certificado Digital e entender qual é o mais apropriado para o seu negócio.

Para que serve o certificado digital? #
  • Assinar documentos de forma eletrônica;
  • Garantir a validade jurídica de operações online;
  • Autenticar transações bancárias;
  • Acessar ambientes virtuais de forma segura;
  • Enviar declarações fiscais da empresa;
  • Emitir e validar NF-e, NFS-e e outros documentos fiscais eletrônicos.
O que é um certificado digital A1? #

Em termos de uso e conceito, o certificado do tipo A (de assinatura digital) é indicado para autenticar operações e documentos que dependem principalmente da identificação das partes envolvidas.

Ou seja, o certificado A1 pode ser usado para substituir a assinatura de documentos em papel e com validade jurídica, como contratos, procurações, diplomas, atestados e prescrições médicas.

E também, para validar operações digitais que precisem dessa identificação e garantia de quem é o autor de determinada ação, como o acesso aos sistemas públicos da Receita Federal, a autenticação de uma Declaração Fiscal ou Nota Fiscal Eletrônica. Agora, em termos físicos, o certificado digital A1 é um arquivo eletrônico, geralmente com extensão .PFX ou .P12, instalado diretamente no computador do titular ou responsável legal da certificação.

Além disso, ele também pode ser instalado em outras máquinas, como notebooks, tablets e smartphones, permitindo seu uso em diversas plataformas e lugares. E por ser um arquivo digital, ele também é um modelo bastante seguro, não tendo risco de ser roubado ou perdido.

Mas, se o A representa o grupo de certificados de assinatura digital, o que quer dizer o 1?

O número que completa o nome do certificado A1 diz respeito à validade da certificação, que no caso do A1 é de 1 ano e precisa ser renovado dentro deste intervalo.

O que é um certificado digital A3? #

O certificado A3 é um registro digital instalado em suporte físico móvel, como token-USB e cartão, sendo responsável por veicular os dados e individualizar uma pessoa, mediante um par de chaves criptografadas. Ele pode ser utilizado tanto pelos indivíduos (pessoas físicas) como por organizações (pessoas jurídicas).

Os dois principais suportes físicos do certificado A3 são o token-usb e o cartão. O token tem um aspecto similar a um pendrive, embora a tecnologia seja diferente por questões de segurança. Já o cartão contém os registros armazenados no chip, de forma próxima a um cartão de crédito.

Para usar o A3, precisamos do software do certificado digital instalado no computador e plugar o dispositivo. Logo após, no momento de realizar a assinatura ou a identificação, o próprio sistema vai solicitar o PIN, que é uma senha numérica.

Vale ressaltar que o software pode ser baixado em um computador com internet. Assim, se você precisar praticar um ato fora da empresa, não há dificuldade em instalar o programa e usar o certificado A3.

A diferença do token para o cartão é que esse primeiro se pluga diretamente às entradas USB do computador. Já o cartão dependerá de um dispositivo leitor. caso o seu computador não possua esta entrada, você pode comprá-lo separadamente ou em conjunto com o certificado A3.

Qual a diferença entre o certificado A1 e A3? #

Tanto o certificado A1 quanto o A3 possuem a mesma função. O que difere esses dois modelos são o formato de armazenamento e o tempo de validade. 

Enquanto o A1 possui validade de 1 ano, o A3 é válido por 3 anos. O A1 tem formato eletrônico e pode ser instalado em diferentes dispositivos, já o A3 pode ser armazenado em um token USB e ou um cartão chipado.

Na hora de escolher entre os dois, tudo depende da forma que você pretende usar a certificação.

Referências #

https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/e-cnpj/certificado-a3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Ainda com dúvidas? Nos contate através do chat.

Distribuído porBetterDocs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.